Nem zaga, nem ataque: nosso problema é o meio-campo

Nação,


Neste meu primeiro post, tratarei de algo que há muito tenho falado no Futcast Papo de Urubu e no Twitter. Muitos criticam o ataque, o Val Bulani, o Deivid, alguns da zaga, Angelim lento, Jean que não joga nada… Eu vou além: acho, sinceramente, que o nosso maior problema é o meio-campo. E posso dizer que a dificuldade se divide em duas partes: marcação e criação.

A marcação é falha. Temos 2 ou 3 volantes em campo, sendo que nenhum deles faz o 1o volante de ofício.

Tentou-se o Corrêa, que faz o papel de 2o ou até 3o homem; Toró, que faz 2o; e ainda Williams, que também faz o 2o e o 3o homem.

A questão, porém, é que a zaga fica exposta, já que os 3 saem muito. O que talvez melhor – ou menos pior – tenha desempenhado a função até agora foi o Corrêa.

A solução, ao meu ver, seria a volta do Maldonado, que dá tranquilidade ímpar à zaga. É o 1o volante clássico, o verdadeiro cabeça-de-área, que fica à frente da zaga e protege bem as saídas dos zagueiros.

Quanto à criação, com a notável falta de fôlego do Pet, estamos sem um meia de criação durante praticamente 65% de todos os jogos. Não é novidade que o gringo demora demais a entrar em forma e, enquanto isso, vamos penando com Renato, Williams e Corrêa.

Como possível solução, eu pensaria em testar 4 jogadores para a função:

* 1a opção – Léo Moura: o maior empecilho a utilizá-lo nessa função seria perdermos o único lateral decente do elenco atual. Fique claro que não estou desmerecendo o Galhardo, mas ele é novo demais, ainda não conhecemos o seu potencial jogando todo o tempo como lateral
direito titular.

* 2a opção – Galhardo: pensei então em deslocá-lo para o meio-campo como meia de ligação, mas a mesma dúvida que tenho sobre sua colocação na lateral vale para o meio; é uma incógnita.

* 3a opção – Kléberson: é sem dúvida um jogador de qualidade, mas tem o porém de ser “vagalume”.

* 4a opção – Juan: ainda não foi testado como meia de ligação, função que acredito que possa desempenhar bem, já que tem ótimo passe e excelente visão de jogo, não se limitando a permanecer na faixa lateral esquerda do campo.
Fala-se muito também no Marquinhos, que, contudo, desde que chegou ao clube sequer teve chance na reserva. Seria, então, uma aposta muito arriscada.
Por fim, talvez até mesmo o Diogo ou o Deivid pudessem desempenhar essa função, mas perderíamos força no ataque.
De qualquer forma, para testar quaisquer dessas formações, precisaríamos de treino – um luxo com o qual o Silas não pode contar. Infelizmente, com jogos às quartas e domingos, é praticamente nula a chance de se realizarem treinamentos táticos ou de posicionamento.
Ainda, uma pergunta: há tempo para testes? Será que o Silas enxerga essa necessidade? Na época do Joel, tínhamos o Ibson, que fazia de tudo pelo meio, além dos laterais voando em campo. Hoje temos apenas um lateral e um meio inoperante no que diz respeito à criação. Qual
seria, então, a solução?
Deixo para vocês a resposta a essa pergunta: o que fariam para que o nosso meio-campo melhore a qualidade no aspecto de criação, com o atual “material humano” de que dispomos?
Para finalizar, gostaria de agradecer aos meus parceiros do Papo de Urubu, Bernardo (@papo_de_urubu), Buriti (@flamenguices) e Fábio Gil (@urubuzada). Não tenho dúvida de que devo a eles a chance de escrever aqui no FlaBlog, especialmente devido ao nosso Futcast Rubro-Negro.
Agradeço também a todos que me seguem e trocam palavras e opiniões sobre o Mengão no Twitter. Sinto-me realmente honrado por ter tantos rubro-negros me seguindo e compartilhando comigo suas ideias.
Não poderia esquecer, ainda, da #conFLAria: Renee, Bruno Bastos, Beltinha, Cris Marassi, Carol Chaves, Dani Couto, Leila Neiva, Ivan Pantaleão, Cissa Morena, Dani Souto, Felipe Godinho, Fábio Gil Urubuzada, Livinho Jcs, Nivinha Fla, Vivi Mariano, Leo Magamon, Bruno Nin; além de todos do Magia Rubro-Negra, Papo de Hexa e dos outros blogs dedicados ao Mengão. Vocês são uma inspiração.
Por fim, agradeço ao pessoal do FlaBlog – Nyltynho, Lucas e toda a equipe – pela confiança. Valeu mesmo!
Mengão, sempre juntos estaremos.
Grande abraço,
André Tozzini
Twitter: @tozzafla
FlaBlog

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

25 responses to “Nem zaga, nem ataque: nosso problema é o meio-campo”

  1. @livinhojcs says :

    vlw tozza!leitura muito boa do problema técnico do time!Estamos com uma péssima saída de bola e não é de agora, é desde o carioca!. As bolas eram chutadas da zaga para o ataque em busca do Adriano, já que não produziamos nada.. foi assim no carioca e na libertadores! Adriano saiu e nem essa jogada tinhamos mais!Suas opções para o meio são válidas, entendo que não temos tempo para treinos, mas acredito que temos que arriscar mais, pois jogar com 4 volantes não é solução e ainda é burrice!Parabéns pelo primeiro post!!Esta excelente!SRN!@livinhojcs

  2. Anonymous says :

    Perfeita a análise do Tozza, ontem deu prá ver q o Maldonado vai bem, tá faltando conjunto (cada jogo é uma formação).Agora, tenho q dizer que falta um número 10 que faça a diferença, com habilidade, coragem prá tentar o passe, ousado e preciso.No mais é armar o time c competência.Parabéns TozzaJacksonJacobina

  3. mgrecco says :

    Silas não é um técnico de ponta. Ponto.Mas não podemos crucificá-lo, pois quantos treinos o cara fez com o time nesses 9 jogos?Demití-lo seria uma covardia.Como demitir o Felipão, por exemplo, seria uma covardia.Meu ponto de vista.A marcação, ao meu ver, e pelo que soube, está ok. Disseram no twitter(se não me engano, o Urubuzada), que o time é um dos que mais rouba a bola no campeonato.Quanto ao meia de criação, acredito que é o ponto-chave. Não temos! Simples assim. Desculpe o pessimismo, mas não vejo solução para esse problema esse ano.O outro problema que não foi citado é a desequilíbrio fisíco do grupo. Renato, Deivid, Diogo e outros tentando entrar em forma em pleno campeonato. Complicado …Enfim, torcemos!

  4. @cidagomes says :

    Parabéns pelo excelente texto Tozza. Bela estréia!Concordo em muito contigo, aliás ano passado só viramos time qdo descobrimos o PET voando baixo, e aí sim, com um atacante do porte do Adriano, ficou bem mais fácil subir na tabela. É tão simples e óbvio, que parece oculto pra quem dirige o Fla.Agora se o Silas não tem tempo pra treinar, se o time está mal fisicamente, tb me parece óbvio que ele devia escalar quem está em melhores condições fisica e técnica.Então vejamos, a unica vitoria deste Sr no comando do Fla, foi obtida com a entrada do Diego MAuricio em campo, que mudou o panorama do jogo; o mlk chuta a gol, vai pra cima, é incisivo (não acho nenhuma coca-cola), mas hj é ele o mais bem preparado atacante do Fla (falta experiência? e daí? tem um bando de jogador experiente em campo, sem justificar PN).Por mim ia de Leo Moura no meio e Galhardo na lateral, o q me pouparia de ver o bisonho Willians de ponta direita, errando tudo o que tenta. Maldonado titular sem contestação.Angelim tb tem que ser titular,pq se não está bem, ainda é bem melhor que Jeanta, e canhoto (o único do elenco).Ah, quer saber? Por mim mandava este cara embora agora e chamava qq um. Tipo doida mesmo! Estou muito preocupada, pq não vejo melhoras no time, não mesmo!SDS RN ALWAYS

  5. Anonymous says :

    Bem, tenho q confessar pra vc q eu entendia pouco de futebol, ate q me tornei sua seguidora e de um grupo seleto aqui do twitter. Leio as noticias, o comentario de todos, assisto ou ouço os jogos do Mengao junto com todos, via twitter e toh ficando "esperta"! Hehehehehe… Toh aprendendo ate a responder o povo q fica me sacaneando dizendo q o Mengao vai ser rebaixado! Tenho a opiniao q devemos apoiar, torcer e ate rezar pra nosso time melhorar mas nunca depredar ou menosprezar pq isto as outras torcidas adversarias(todas) jah o fazem! Eu sei q vai dar td certo pro Flamengo! Deus eh PAI!!! Um abraço!@ivinhailha Ilha do Governador, Rio/RJ

  6. @Paulo_Max says :

    Excelente post, Tozza! Não adianta tentar resolver quando o kibe tá no beiço.Por dias melhores na Gávea e por um 2011 e muitas conquistas.Abração! #SRN

  7. Ivania says :

    Concordo com sua análise Tozza, Sei que o Time tem lá suas limitação e que não são Poucas, mas não era pra tanto, não precisávamos estar nessa situação é Lamentável… Mas aqui é Flamengo e Vamos Sair dessa … SRN

  8. Bruno Bastos says :

    Tá complicado cara… Diogo é meia. Diego Maurício é nosso atacante com melhor rendimento. Maldonado sobra em relação aos demais… Revezar Pet e Renato seria interessante?? Um jogo cada um?? Sei lá, não sei nem o que pensar mais… Galhardo tem que entrar, se o problema é folego põe os garotos!! DM fora é piada…Parabéns Tozza, ótimo texto. Tu é o cara!!Abraços,

  9. Eduarda Gonsalez says :

    Mto boa a sua visao!! concordo mto, mas acho q o Jean nao tem espaço nesse time.. ele é muito abaixo do nivel, e o tecnico ao meu ver nao ta conseguindo armar o time corretamente, nao sei, o Kleberson nao faz sua função que é marcar, e o jean quer ser zagueiro-artilheiro e no contra ataque ta sempre correndo atras do adversario, e tendo q fazer falta. Isso eh mto perigoso. O David Braz pra mim eh um monstro na zaga, se a gente ainda tivesse o Fabricio teriamos uma zaga de respeito com o david, angelim e fabricio, mas enfim! O diego mauricio tem q ter mais oportunidade de jogo, pq ele entra com um gas!! O Pet pega no tranco, aos poucos, por isso acho q ele deve começar o jogo.. e o renato total fora de forma!! Mas vamos veeeer oq acontecer… continuar torcendo pro nosso MENGAO !!!!!ABRAÇO E PARABÉNS!!PS: caso tenha falado besteira! rsrsrsrsrs Eduarda Gonsalez – Niterói/RJ @dudagonsalez

  10. leole says :

    E Tozza td que vc disse e verdade e acho que temos e que começar a rezar para alguém la na gavéa ter uma solução e conseguimos sair desta zona que esta o time do Flamengo um bando em campo que correr sem noção. boa estreia. Parabéns

  11. hugotoxa says :

    Realmente nosso meio-campo está nos matando.Ano passado o Fla jogava com 3 volantes mais o Pet livre no meio.Por que não fazer isso de novo?Por exemplo: Correa, Maldonado,Williams, Pet.No ataque: Diogo (fazendo a função que ano passado era do zé roberto) e Deivid (fixo na frente como o Adriano)Lógico que não se compara com ano passado, que o time estava arrumadinho. Mas acho que poderia dar certo.Quando o Pet cansar, coloca outro meio-campo no lugar dele. Aí tem o Renato, kleberson, quem sabe até o Galhardo.Acho que não dá pra ficar dependendo da armação das jogadas com Renato e Kleberson.Grande abraço!http://umavez-sempre.blogspot.com/

  12. Zeca Urubu says :

    Belo texto, condiz bem com o meio rubro-negro, mas acredito tenhamos soluções!

  13. Vv says :

    Vida Longa ao FLABLOG pela contratação do ano !!! O cara manda bem no "cimento", no "saibro", na "relva" e no GRAMADO !! Excelente análise, Tozza. Para mim é básico: time que não tem um meio-campo a altura (e bons laterais) NÃO chega a lugar nenhum. Bjs, Vivi.@vivi_marianowww.magiarubronegra.com.brwww.beladabola.com.br

  14. Nivinha says :

    Parabéns pelo texto! Ficou ótimo! Obrigada por ter lembrado de mim! hahahaO meio campo com Maldonado melhora muito. Coitado do Côrrea…marcar, armar, cruzar, Silas coloca o cara pra fazer tudo…kkkkSRN@NivinhaFlawww.flamengoaspirinaseurubus.blogspot.com

  15. Renee C. Marques @reneemcj says :

    André, eu já falei que sou seu fã e obrigado por que incluir meu nome no seu post inaugural, ainda mais com uma lista de alto nível que está lá. na boa sou só mais um na multidão, mas sinto orgulho de ser seu seguidor e vc me acompanhar nessa time line maluca, mas vamos a análise do jogo e do seu post … Na boa, somos só nós que enxergamos que:o Willians pode render se alguém colar com ele já que é o maior ladrão e passa vergonha pois perde em seguida,que o Maldonado é titular,que o Galhardo tem vaga no time,que o Diego Mauricio pode ajudar e muito e tem vaga tambémque o Renato Abreu está se queimando com a torcida pq o Silas quer que ele jogue os 2 tempos.que o Jean é fraco,que o meio de campo não cria,OU seja será que somos errados e o Silas é o certo ??? PS.: Usei essa resposta sobre o time no Blog do PapodeHepta, pois a opinião não flutua e vc sabe rsrsrsrs

  16. £eninha says :

    Meu velho pai, costumava dizer"Um bom meio campo é a alma de um time'"Hoje não temos nem arco e nem flechaCair não vamos cair, mas vamossofrer e sofrer e sofrer muito ainda…SRN!OBS: Felicitações pela bela análise."Raça e Fé, mengão"£eninhaRj@lena_leninha

  17. VMoizinho says :

    Grande Tozza! Muito bom o seu texto inaugural, parceiro. É isso aí, chegou chegando. Quanto ao assunto, os comentários por aqui, em conjunto, já dizem tudo e reforçam o que o Zico comenta entrevista após entrevista: não há só um culpado. No entanto, alguém precisa ser cobrado. Fica a pergunta: quem, então? Bom… A bomba vai estourar no colo de alguém. Veremos quem nas próximas semanas. #SRN@VMoizinhohttp://www.eusouflamengo.com/

  18. Do Coutto says :

    Belo texto, tozza!Torço para que o Pastor leia esse texto!O Maldonado não pode ficar de fora desse time.Ele ainda não aguenta jogar o tempo todo? Blz, começa com ele eDepois colocao Pet ou outro, sei lá. Mas ficar de fora, nunca mais!!SRNJoao Paulo Do Coutto

  19. mari says :

    Concordo, excelente texto! Maldonado é fundamental para o time mesmo estando fora de forma.. e para meia de criação acho boa a segunda opção.. acho que galhardo dá conta!

  20. @MandiinhaSilva says :

    Parabéns pela bela estréia, Tozza!Acho que além do meio de campo, precisamos muito de raça da parte de nossos jogadores.E se fosse possível, uma intervenção espiritual pra ajudar tbm! rsrsGigante mesmo é a nossa fé!SRN querido!

  21. Papo de Urubu says :

    Nosso Filho mais velho esta crescendo..hauahuahParabéns pelo post e Pelo convite Tozza. Vamos que vamos.

  22. Rafael Burity says :

    Como te falei terça o flamengo esqueceu completamente de contratar meias (de criação) … tudo bem que contratou o marquinhos mas ignoraram o problema judicial que ele tinha.Correa e willians jogam bem quando só fazem o papel deles de marcar. Salvo o toró que faz o que mandam com eficiiencia e sem chamar a atenção.E sim vocie tem razão. A volta de maldonado melhorar visivelmente a marcação e o passe no meio.E Kleberson nnao tem qualidade rsrs :PNão sei se o marquinhos seira arriscado já que ao meu ver estar jogando com 72 volantes é muito mais arriscado. Não acha?!E eu acho definitivamente que o Silas não enxerga nada … vê um jogo totalmente diferente de toda a torcida.A parceria #futcast tem sido muito boa mesmo cara até pelos diferentes perfis e visões de cada um de nós… Mas meu nome tem "Y" heheheh perdoô vc rsMandou bem cara!! Depois te convido pra escrever no @flamenguices…fui

  23. @CarlaCRF says :

    Parabéns Tozza!Belíssimo texto.E a pergunta.. na minha opinião, seria melhor testar o L. Moura mesmo, e dar uma chance pro Galhardinho mostrar seu futebol!SRN

  24. Allan Souza - KaKaZiToO says :

    Concordo em tudo Tozza! Maldonado Já! E essa armação poderia ser feita pelo Kléberson e pelo Diogo. Diego Maurício e Deivid no Ataque. Abraços! SRN

  25. FÁBIO GIL says :

    Meu querido amigo André, seu post mostra a inteligência e senso crítico invejáveis q lhe são característicos. E os inúmeros comentários, mostram também quão grande é o seu carisma, meu querido. Sobre o conteúdo, concordo em parte e já falamos muitíssimo sobre isso lá no futcast e no URUBUZADA. Eu realmente não consigo bater a mesma opinião q vc com relação ao Juan. Acho o baixinho uma enceradeira braba e ruim de passe. De qq forma, o Silas não tem tempo nem cacife para bancar mudanças agora. Aliás, acho q ele cairá no próximo jogo. Quem viver, verá.SRN a todos.Vamo que vamo, Mengão!Fábio GilBlog URUBUZADA: http://urubuzada.blogspot.comTwitter: http://www.twitter.com/urubuzadaFacebook: http://www.facebook.com/urubuzadaE-mail: falaurubulino@hotmail.com

Deixe um comentário

