"Habemus tecnicum"

                                                                  Fala Nação,
Finalmente, depois de mais dois anos temos um verdadeiro técnico de futebol. Cuca eu até considero um pouco, mas sempre achei um perdedor. Andrade não acho que seja um técnico de ponta, teve mérito na conquista do hexa principalmente por colocar o Pet em campo ano passado, mas ainda falta muita coisa. Rogério Lourenço e Silas são dois estagiários que colocaram de gerente de departamento, ou seja, não são técnicos. Vanderley Luxemburgo sim, esse conhece tudo de futebol.
No jogo de ontem isso ficou muito claro. Vi um time com um posicionamento que não via desde o final do campeonato brasileiro do ano passado. Nada de 3-5-2, que todos sabemos precisa de muito treino para funcionar, mas sim o bom e velho 4-4-2 com 2 volantes clássicos, 2 meias com mais poder de criação e dois atacantes.
Goleiro
Lomba não comprometeu, apesar de duas saídas equivocadas, esteve bem o tempo todo. Não foi muito acionado.
Zaga
O Miolo de zaga estava certinho, Wellington e David Braz não erraram praticamente nada embaixo e nem nas bolas aéreas. Gostei do David principalmente nas antecipações.
Laterais
Leo Moura achei meio perdido no início, com medo de subir muito, mas depois se acertou com o Corrêa caindo no setor. Juan ainda não é o mesmo que todos conhecemos de uns 2 anos atrás, foi a linha de fundo, trocou passes com Kleberson e com o Pet, mas errou muito na marcação. Luxa vai ter um pouco de trabalho com ele.
Meio-Campo
Os 2 volantes foram relativamente bem. Corrêa demorou um pouco a entender que a função dele, saindo mais, não era do lado esquerdo, ali caia o Kleberson, sim do lado direito auxiliando o Leo tanto na marcação como no apoio. Williams como 1o foi bem na marcação, saiu pouco,mas continuo achando que o único que pode fazer o 1o volante com qualidade é o Maldonado. A saída de bola da zaga pro meio ficou bem comprometida. Sempre que o Williams saia com a bola e o meio estava marcado era passe errado, lançamento equivocado e bicões pra frente.
Gostei do Kleberson, não apareceu muito, mas taticamente foi perfeito segurando principalmente o Lateral direito do Atlético e ajudando na marcação do lado do Juan que subia demais. Pet errou muito passe, me parece claramente fora de forma ainda. Não sei se ele vai entrar em forma em algum momento ainda ou se simplesmente não da mais. O que vi de positivo nele foi a ajuda na marcação e correndo até o fim, mesmo muito cansado mostrou entrega. Marquinhos entrou no lugar do Kleberson e deu um pouco mais de movimentação do lado esquerdo apesar que ainda está sem ritmo. Errou alguns passes mas depois que o Luxa colocou ele mais deslocado pra direito melhorou sensivelmente. Foi perfeito no cruzamento do gol.
Ataque
Deivid e Diogo me pareceram já com outra postura, principalmente se falarmos de posicionamento. Trocando de posição com desenvoltura, trocando passes. Acho que o Diogo iria fazer um grande jogo se não tivesse se machucado logo cedo. Deivid e Diego Maurício demoraram a se entender, na verdade o que me pareceu é que tínhamos dois atacantes de ofício mesmo com o Diego saindo mais. Pareciam desconexos. Reparem bem quantos passes os dois trocaram. Vi o Deivid saindo mais até pra buscar jogo e o Diego caindo pelo lado direito mas com a falta de um centroavante. Com a entrada do Val Baiano tivemos uma referencia dentro da área. Tanto com relação a prender zagueiros como com relação ao posicionamento. Gol foi lindo do Val, de centroavante mesmo que fica atrás do último zagueiro. Merecido inclusive porque ele tem se esforçado muito, treinado muito, foi um desafogo pra ele e pra nós ontem. Gol do Diego só mostrou que ele tem que ser titular desse time. Bela troca de passes do Juan e do Pet sobrou pro Diego que girou e bateu para um golaço.
Técnico
Luxa deu seu cartão de visitas ontem. De técnico “acabado” e “ultrapassado” ele mostrou muita visão de jogo, conhecimento dos jogadores que tem. Fez certo ao escalar o Corrêa como 2o volante, dando liberdade a ele de cair do lado direito ajudando o Leo e ao Kleberson no lado esquerdo ajudando o Juan. Mostrou que ia pra frente, precisava da vitória e jogou sem medo. Gostei dele ter colocado o Williams como 1o volante, fixando no que ele sabe fazer melhor que é a marcação. Teve coragem ao colocar um jogador de meia que talvez fosse o único com alguma habilidade de criação e depois de colocar o Val com toda pressão que ele tem em cima.
Finalmente temos um técnico de verdade. Vejo que dá pra sair dessa, confio no trabalho dele.
Grande abraço a todos
Mengão, sempre justos estaremos.
Andre Tozzini – Tozza
Twitter: @tozzafla
Gtalk: tozzafla@gmail.com
email: tozzafla@gmail.com
FlaBlog: http://flablogn.blogspot.com/

Post Relacionado:
Uma vitória com direito a gol do Val Baiano! Clique AQUI!

Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

9 responses to “"Habemus tecnicum"”

  1. Ivania Damazio says :

    Finalmente Tozza o Flamengo como o GIGANTE que é não pode se contentar com técnicos medianos como nos últimos anos, Afinal um Time de NOME tem que ter um Técnico de NOME nada mais Justo… também confio no trabalho dele e no Meu mengão Sempre…

  2. Fua0312 says :

    Parabéns novamente pelo texto sempre analises simples e objetivas.Fua0312

  3. @cidagomes says :

    Análise muito bem feita Tozza…mas como parei o árduo trabalho de manicure que estava me submetendo, quero (por incrível que pareça) ser breve; por isso vou me ater a 2 fatos:1 – Luxemburgo – concordo 100% contigo, pra mim, em anos é o primeiro Tecnico de verdade que temos na Gávea. Vencedor, que sabe ler o jogo, que não tem medo de mexer no time, que aposta no seu jogador e na base do clube.Além do mais sabe motivar seu grupo, pq é vencedor. E melhor de tudo, tem estrela.2 Val Baiano – qdo o vi entrando em campo, pedi a Deus que o iluminasse, por achar sacanagem tudo o q a torcida do Fla faz com o cara (não que ele não merecesse críticas)…o problema que a torcida, por vezes, é cruel D+Agora vamos parar de patinar e antes que me esqueça: SEgunda Divisão é pra time pequeno, como alguns tantos q temos aqui no RJBjKs ao FALBlog!SDS RN ALWAYS

  4. Felipe Delfim says :

    Fala Tozza!!Realmente, o Luxa deu uma aula ontem de como escalar um time. Será que realmente era tão difícil pro Silas ou RL enxergarem que é num 4-4-2 clássico que o Fla tem melhores condições de desempenhar um bom jogo?Gosto muito da empolgação e do comprometimento que o Luxa vem colocando nesse trabalho à frente do Fla. E vibrei muito do Raulino quando os jogadores fizeram aquela corrente ao final do jogo, que mostra que realmente o grupo tá unido, com o Luxa!!E também gostei da atitude do Luxa em colocar o garoto Marquinhos e o Drogbinha. Os dois foram fundamentais pra vitória do Mengão ontem, e vão contribuir muito pro time daqui pra frente. Há algum tempo já seriam meus titulares. O Marquinhos no lugar do Kleberson (ou Renato) e o DM no lugar do apático Deivid.Abração!! SRN

  5. Marcelo says :

    Vi o Luxa ontem apenas como motivador. Um cara que vc vê ali na sua frente e que tem história e conquistas no futebol. E é inteligente. Um cara que tem esse histórico e que está ali te dando uma moral (puro psicológico).Quem ganha jogo são os jogadores. O mesmo técnico chamado 'de verdade' era o que estava na penúltima colocação com um BOM time, uma excelente estrutura e trabalhando com ele já uns 6 meses (Atlético-MG). Como explicar isso?Desculpe, mas não vi mão, dedo nem unha do técnico ontem. Até porque o cara teve 2 horas apenas com os jogadores trabalhando no campo. Mas uma coisa é certa. Ele trabalhou na concentração pra arrumar as cabeças desses caras. Botou o grupo pra cima. Instigou o grupo no intervalo.E acredito que agora, por falta de tempo, e pra salvar o ano, é o que basta. Motivação. É isso.Minha opinião.Sds RN,@mgrecco.

  6. Zeca Urubu says :

    Não se empolgue tanto, ainda é preciso ver o trabalho direito, só vencemos o Atlético – GO em casa… á haviamos ganhado deles fora e com Rogério Lourenço no banco…Aguardem antes de comemorar o técnico.

  7. Ailton Fernandes says :

    Realmente @Zeca Urubu só ganhamos do Atlético-GO, mas tinhamos um time em caso organizado, a zaga não batia cabeça (o fato de não ter Jean já foi muito) acredito que vamos ter sim uma evolução, nosso time não é ruim,…. e ha um bom tempo não via o timo motivado como nesse jogo, e com o Deivid não marcando e o Val desencantou quem sabe não temos uma novo atacante…

  8. Vv says :

    Tozza, EXCELENTE visão de jogo. Taticamente o time foi, no mínimo, bem escalado. Pelo menos nesse jogo. O Pet, por exemplo. Jogou 90 minutos. Cansou, errou, mas fez o dele. Pq ? O esquema estava acertado. E sabe o que mais me encantou na chegada do Luxa ? Ele GRITOU o tempo todo com o JUAN !! rs. GRITOU mesmo ! Juan isso ! Juan aquilo ! Volta ! Acerta ! JUANNNNN … Pô, isso não tem preço …rs. Faço o mesmo durante todo o jogo. Agora ele vai escutar. AH vai 🙂 !Bjs, Vivi.@vivi_marianowww.magiarubronegra.com.brwww.beladabola.com.br

  9. Renee C. Marques @reneemcj says :

    André, acertadíssima sua análise, como sempre, é uma diferença danada postar uma análise concordando com a escalação fazendo pequenos comentários, do que postar dizendo, ou até "dando aula" de como escalar, posicionar o time como fossemos técnicos, apesar de que todo Rubro Negro e Brasileiro ser um técnico …Vanderley Luxemburgo é "caro", é marrento, é auto suficiente ?? Pode até ser, mas tem personalidade e tem visão de jogo, afinal são quase 30 anos como técnico e com títulos, grande maioria paulista, mas quem sabe, não seria a vez dele no Flamengo ….EU ACREDITO#SRN e um grande Abraço Irmão e a todos do FLABlog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: