"Futebol é Ridículo!"

“Onze homens correndo no gramado, ganhando dinheiro e você aí torcendo que nem um mané!”
Quem nunca ouviu isso? Aliás, quem nunca ouviu isso de um “flamenguista”?
É nessas horas que a famosa faixa do Maraca “Somos todos, menos alguns” faz sentido.
Muitos “flamenguistas” não conhecem a glória de sê-lo. Mas poderia dizer de outra forma. O termo “ser flamenguista” está tão banalizado quanto o “eu te amo”. É uma pena nem todo mundo entender o que é Flamengo. “Ahh, mas o que eu ganho com isso? Torcer pra um bando de homens correndo é ridículo!!!” É, Winehouse?
A ignorância humana me assusta. Poderia ser uma paixão por balões, novelas, sapatos, peixes, escolas de samba, culinária.. Qualquer outra coisa! O homem é movido pela paixão e Flamengo é meu carro-chefe. Isso é viver!
Ele me faz amar e sentir emoções que jamais sonhei. O Mengo é maior que tudo e todos. É maior até mesmo que as lamúrias de uma derrota. Aliás, até as emoções negativas fazem parte do “pocote”, e sou feliz demais por tê-lo comigo. Flamengo deveria ser matéria do ensino público!
Como dizem por aí, as pessoas trocam de mulher, marido, carro, emprego, casa, etc. Mas o Flamengo continua alí, no canto esquerdo do peito. Eu posso perder dinheiro, ganhar, emprestar.. Mas a emoção e os momentos extremos de felicidade que o Flamengo me proporcionou, ficarão guardados no meu peito até o momento que Deus quiser me levar. Podem roubar a minha grana, mas meu coração e minha mente jamais poderão ser acorrentados. Né não, Gandhi?!
Vou citar alguns desses momentos aqui:
• Mercosul de 1999 (Ganhamos do Palmeiras num jogo épico e demos o troco. No mesmo ano, eles nos eliminaram nas semi-finais da Copa do Brasil de forma milagrosa);
• Tri Estadual com gol do Pet (Até hoje ao ver o replay, torço pra bola entrar e me emociono com a narração do Luís Penido da Rádio Tupi. Impagável!);
• Copa do Brasil 2006 (2 jogos, 3 gols e um show rubro-negro de 180 minutos de duração);
• Vaga na Libertadores contra o Atlético-PR em 2007 (Arrancada fuderosa e penúltimo jogo do campeonato! Foi o jogo das latas de Neston (quem lembra?). Fiquei 18hs na fila pra trocar 16 latas! rs);
• Montagem do maior mosaico do Mundo contra o Goiás (Inesquecível pra quem esteve lá e mais ainda pra quem ajudou e viu tudo pronto. Foi uma correria no final e muitos não achavam que daria pra terminar a tempo. Os torcedores entravam no estádio e nos ajudavam a terminar de colocar as plaquinhas. Agradeço novamente a ajuda de todos, em especial do Rafael e Filipiu da UBZ);
• Jogo do Hexa (Nenhum idioma possui as palavras pra descrever o momento. Agradeço meus amigos Luis Fernando, William Areias (que pegou minha bíblia pra beijar antes da virada), Flor (feliz aniversário, Flor!) e toda a UBZ pela companhia na sede ajudando na preparação da festa e depois, desde às 7hs da manhã, colocando as 90 mil bandeirinhas no estádio, proporcionando um belíssimo encerramento de uma verdadeira história de superação escrita em vermelho e preto).
Estes são alguns momentos que jamais esquecerei e contarei cada detalhe aos meus filhos.
Meu maior sonho é ver meu moleque com o Manto, brincando com uma bola e poder levar ele ao estádio. Enfim, ensinar-lhe um pouco do que é Flamengo.
O futebol junta pais e filhos, amigos, um bairro, uma cidade, uma Nação inteira.. Unicamente pra buscarem um objetivo: a vitória.
Com meus 24 anos, vivi tudo isso e viverei muito mais, se Deus quiser!
Flamengo não precisa ganhar, basta existir. Porque seu passado e a Nação já o torna um eterno vencedor. Mas sei que as conquistas do Gigante serão sempre rotineiras e até aceitaria a imortalidade pra presenciar tudo, se não fosse pelo fato de ver as pessoas que amo tanto, morrerem sem poder fazer nada. Até a imortalidade tem o seu preço. Todos nós temos o direito à vida, assim como temos o direito à morte.
Portanto, jamais se envergonhe ou abaixe a cabeça pra ninguém, pois a sua alma tá preenchida com amor, emoção e superação. O Futebol é uma paixão inexplicável. Só quem ama, que entenderá porque torcemos, sofremos e cantamos pra “11 homens correndo no gramado”.
Escrevi isso com muita felicidade. É um recado pra você, que andava meio pra baixo ou inseguro em relação ao que sente. Isso é um desabafo meu também. Às vezes não tenho o apoio necessário, me sinto sozinho por me dedicar tanto ao Mais Querido, mas quando lembro o que representa o Flamengo e a Nação Rubro-Negra, eu me fortifico e ao mesmo tempo, compreendo a ignorância das pessoas. O Flamengo é muito grande pra se entender e, alguns que entendem, não possuem peito pra levá-lo.
Não quero dizer somos melhores que ninguém, apenas entendemos e aproveitamos tudo que a vida tem de mais valioso.
Você que escreve no seu Blog, Site, etc..
Você que vai no estádio e canta os 90 minutos..
Você que não canta e nem escreve, mas que sente, chora, se arrepia e transmite energia da sua maneira, a cada gol e a cada derrota na poltrona de casa.. Parabéns! Você é um rubro-negro de alma. .
Nós, rubro-negros de alma, transmitimos nossa mensagem com o coração aberto, tendo o desejo de atingir 35 milhões de pessoas. É impossível? Não. Pra um flamenguista, não é.
Saudações Rubro-Negras!
**************************
@RenatoCroce (Alexi Lalas)
Esse texto foi escrito pelo Renato do FlaManolos!
Recomendo o blog dele! De melhor qualidade, coisa, que vocês comprovaram nesse texto.
Lá também tem transmissões ao vivo de jogos do Flamengo, além de contar com colunistas como
o próprio Renato, Fabiano Lenda, Hélio do basquete, entre outros!
Sigam também o twitter do blog: @FlaManolos e o do Renato @RenatoCroce
About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

3 responses to “"Futebol é Ridículo!"”

  1. Alexi Lalas says :

    Muita honra, cara! valeu mesmo!Sem palavras!É um texto bem pessoal, e o fato de terem curtido a leitura, me deixa mto emocionado.Vlw msm!SRN@RenatoCroce

  2. Nyltynho says :

    Cara, a honra é nossa! Texto excelente!Parabéns, mais uma vez!

  3. Zeca Urubu says :

    Que texto excelente!!!Parabéns!!!Estou até mais empolgado com o clássico amanhã!

Deixe um comentário

