Absurdo: Querem trocar Zico por uma sede nova!

    Calma amigos, esse não é um texto sobre o momento atual do Flamengo! Se bem que não duvido que isso pudesse acontecer. Tenho em mãos uma edição da revista Placar de 07 de setembro de 1979. Vou transcrever aqui uma matéria muito interessante do jornalista Marcelo Rezende, que mostra dados financeiros dos 7 primeiros anos do Galinho no Mengo e também expõe um fato ridículo: Zico pagava pra jogar. Enquanto hoje em dia o Flamengo dá prioridades e paga absurdos a jogadores que não chegam nem aos pés do Zicão.
    Detalhe: O presidente do clube na época: Márcio Braga!
    Já vou alertando aos preguiçosos e/ou aos não interessados em matérias atemporais e extra-campo, o texto é longo. E mais, a moeda da época era o cruzeiro, não tive disposição de converter para a moeda atual.
Zico: O Galinho dos ovos de ouro
    Zico ganha bem, não se discute. Mas, em comparação com os lucros que traz para o Flamengo, é até lícito afirmar: Zico paga para vestir a camisa 10 Rubro-Negra. Em sete anos de clube, ele não custou 12 milhões de cruzeiros. Nestes sete anos, cumpre a média fantástica de quase um gol por partida. A história de Zico, em números, é contada nesta reportagem de Marcelo Rezende, que deixa claro um fato: se o Flamengo vender o Galinho, irá cometer o maior erro de toda a sua história.
    Há sete anos no Flamengo, o artilheiro Zico já compensou, amplamente, tudo o que o clube gastou para formá-lo e mantê-lo. Somado todo o investimento desse período – salários, luvas, gratificações, encargos sociais, médico, material e gastos extras -, Zico custou exatamente Cr$ 11.848.482,95 (os chamados encargos sociais – Inamps, Fundo de Garantia etc. – representam 25% do total).
    Isso significa que se Márcio Braga vender Zico pelos 2,3 milhões de dólares (igual a Cr$ 64.140.000,00) terá um lucro compensador.
    Mas será mesmo lucro? De saída, coloca-se a questão dramática: como comprar outro Zico? Imaginemos que, o Rubro-Negro, num delírio de grandeza, desse o troco aos italianos, roubando-lhes seu maior jogador – Paolo Rossi, ora no Perugia, com passe preso ao Lanerossi Vicenza. Simplesmente, Márcio Braga teria de desembolsar mais de 150 milhões de cruzeiros, pois o passe de Rossi está cotado em torno dos seis milhões de dólares!
    Trocando em miúdos, o Flamengo vai piorar seu time – e pagará caro por isso.
    Zico já marcou 300 gols pelo Mengão. Contas feitas, cada um deles não custou 40 mil cruzeiros. Quanto custaria um gol de Paolo Rossi, que está longe da marca de Zico? Uma fortuna: quase 500 mil cruzeiros, 12 vezes mais c aro! Hoje, por incrível que pareça, Zico paga para jogar. Isso mesmo. Apenas nos amistosos, ele devolve em um ano toda a grana gasta pelo clube nestes sete anos. O resto é lucro para o Mengão.
    Cada amistoso significa um milhão de cruzeiros em caixa, dos quais 300 mil correspondem à presença do Galinho. Mais: nesta excursão à Europa, Zico aumentou em 10 mil dólares a cota paga ao Rubro-Negro. Assim, Zico dará ao clube, desses amistosos, cerca de 7,5 milhões de cruzeiros, em 79.
    Não se pode esquecer, também, que ele conta apenas 26 anos e foi encontrado num terreno baldio em Quintino, modesto subúrbio carioca. De graça. Em comparação às super-estrelas européias, Zico ganha pouquíssimo, diferença que aumenta se levarmos em conta sua imagem e importância para a torcida.
    Se não bastassem esses dados, vale refrescar a cabeça de nossos dirigentes. Em 82, vamos tentar recuperar o título mundial na Espanha – e Zico é nome indispensável para tal objetivo.
    Então, por que vendê-lo? Por que vender um jogador que não dá despesas ao clube? Que, muito pelo contrário, paga seus salários e os dos companheiros com o valor do seu talento?
    Por que, senhores dirigentes do Flamengo – que tanto falam em modelo empresarial no futebol -, se desfazer da peça mais valiosa dessa máquina que acaba de deslumbrar os europeus?

    É isso, esse foi meu primeiro post no FlaBlog. Estou muito feliz por mais esse espaço que tenho para falar do nosso Flamengo. Aqui estão pessoas que admiro demais e me honra estar ao lado delas.

    Resolvi postar essa matéria porque a achei curiosa e, por incrível que pareça, em se tratando de diretoria do Flamengo, está super atual.
    E hoje tem Mengão em campo, meu pré-jogo está no Papo de Hexa. Quer ler? CLIQUE AQUI
Por: Luã Milanês
(@luamCRFph)
Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

2 responses to “Absurdo: Querem trocar Zico por uma sede nova!”

  1. dejailtoncosta says :

    Hehehe foi lá no fundão buscar uma notícia importante para o enrequecimento da Nação apaixonada…Parabéns pela brilhante idéia!!!O Zico é o Zico!!! E O Flamengo ainda não cresceu…SRN!!!@LausUrubuzinhu

  2. @cidagomes says :

    O assunto Zico, definitivamente, me deixa triste e revoltada… inimaginavel pra mim isso ha anos atrás, uma vez que ZICO sempre foi sinônimo de alegria e felicidade em minha vida de Rubro-Negra apaixonadaMas o que é tudo isso que lemos nesta bela reportagem (belíssimo garimpo o seu Luã), se hj em dia no Flamengo se troca ZICO por um monte de bosta mole chamado capitão sei lá o q da porra!Triste, revoltante e nojento o q estes merdas fazem dentro do Flamengo….mas o ZICO ainda voltará a ser sinônimo de alegria, qdo triunfar como Presidente do Mais Querido do PlanetaSDS RN ALWAYS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: