Reformulação em andamento: Saem Léo Medeiros, Borja e Michael

Mais três confirmados, saem Léo Medeiros (aleluia), Cristian Borja (pode ser devolvido) e Michael (encerra o empréstimo e não será renovado – por razões óbvias, ele é muito fraco). Com isso sobram no elenco 28 jogadores, que são:
Goleiros: Marcelo Lomba, Paulo Victor e Vinicius. Laterais Direito: Léo Moura e Galhardo. Laterais Esquerdo: Juan, Rodrigo Alvim e Uendell. Volantes: Maldonado, Correa, Fernando, Willians, Kleberson e Renato. Meias: Petkovic, Marquinhos, Fierro e Negueba. Atacantes: Val Baiano, Diego Maurício, Diogo e Deivid.
Fora os que estão treinando separado e não tem mais idade de juniores: Antônio, Marlon, Vítor Saba, Willian Amendoim, Vander, entre outros. Ainda tem os que voltam de empréstimo ao fim do ano: Lenon, Camacho, Everton Silva, Rômulo, Egídio, Erick Flores e Vinicius Pacheco.
Agora eu me questiono: “Quem mais saíra? Quem dos encostados merece alguma chance? Qual dos que retornam de empréstimo merecem outra chance? Quais jogadores da base podem começar a serem testados” Pois, sejamos claro, no início do ano teremos mais de 40 jogadores no elenco rubro-negro, e isso não tem cabimento, pois não se treina essa quantidade de jogador senão perde-se em qualidade.
Do elenco principal eu (Zeca Urubu) venderia, ou emprestaria, ou não-renovaria, ou dispensaria: Ronaldo Angelim (grande zagueiro e héroi rubro-negro, mas a idade começa a pesar e precisamos renovar e rejuvenecer a defesa), Uendell (lateral esquerdo, que jogou mal demais e não parece ter capacidade para fazer frente ao jovem Jorbison), Juan (grande lateral esquerdo, porém acredito que mereça vencer em outro clube, pois sua imagem perante a torcida só tem se desgastado, mesmo sabendo que não há reposição a altura), Fernando (volante, não agradou a torcida, apesar de ser um bom volante e vive com a sombra do irmão Carlos Alberto), Correa (volante, bom passe lateral e boas viradas de jogo, mas muito limitado e como está emprestado é melhor devolver logo), Kleberson (já deu o seu máximo, não tem apoio da torcida, e está em queda técnica), Fierro (bom coringa, joga como ponta direito, lateral direito, meia direita e até como volante, mas perdeu espaço após a negociação com o Boca Juniors e está insatisfeito) e Val Baiano (apesar de ser o único atacante de referência, é limitado, apesar de esforçado, e não inspira confiança a torcida).
Assim teríamos no elenco principal 3 goleiros, 2 laterais direito, 3 zagueiros, 1 lateral esquerdo, 3 volantes, 3 meias e 3 atacantes, num total de 18 jogadores. Acredito que um elenco com 30 jogadores é o ideal para iniciar os trabalhos no ano que vem, e para isso precisaríamos de mais 12, divididos em: 2 zagueiros, 1 lateral direito, 2 laterais esquerdo, 3 volantes, 2 meias e 2 atacantes. Mas contratar 12 jogadores é um pouco demais e a chance de dar errado é muito grande. Então acredito que no início do ano o técnico Vanderlei Luxemburgo deveria fazer vários testes com os jogadores (que retornam de empréstimo, treinam em separado e a garotada da base) para ver onde realmente precisaríamos de reforços.
Da base seria interessante observar a Copa São Paulo de Futebol Júnior para saber quem poderia ser testado (Alex, Eliabe, Carlyle, Rafinha, Maycon Santana e outros). Dos que retornam de empréstimo, acho que mereceriam um período de testes: Everton Silva, Camacho, Egídio, Erick Flores e Vinicius Pacheco. O resto (Lenon e Rômulo) poderiam ser facilmente emprestados novamente, ou então vendidos. Dos encostados, acho que mereciam um período de testes: Vítor Sabá, Antônio, Vander e William Amendoim. O zagueiro Marlon poderia ser emprestado ou ter o contrato reincidido.
Esse período de teste poderia ser o próprio campeonato carioca (a Taça Guanabara principalmente), assim o Luxa poderia ter uma melhor base de avaliação dos jogadores que não lhe são conhecidos. E deixar claro a não obrigatoriedade de ganhar o estadual, e focar a Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana.
E você torcedor – leitor, quem você tiraria do elenco principal? E a quem você daria uma chance? (Tanto da base quanto dos emprestados e encostados).
Esses não deixarão saudades!
Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

8 responses to “Reformulação em andamento: Saem Léo Medeiros, Borja e Michael”

  1. @cidagomes says :

    Sou contra dispensar Angelim,até sob tortura.Deixemos ele se aposentar no Flamengo, é digno disto!Ao inves de dispensar o Juan, mandava os outros 2 embora e traria um pra fazer sombra ao Juan.Vinicius PAcheco, Fernando, Lenon, Romulo, Borja, Leo Medeiros, KleberSONO, Val Baiano, Fierro, Correa.Tentava ganhar algum ou uma troca de bom nível com Leo Moura e Willians! O primeiro por pura implicância e (des)gosto pessoal e o segundo pq,me parece, é o que quer mesmo.E passaria a olhar com carinho, por este Brasil imenso, algum talento pro gol.Em tempo, pra mim o mais importante é termos, ao preço que for, um MEIA de ligação (camisa 10) de verdade.SDS RN ALWAYS

  2. Anonymous says :

    Egídio – merece uma nova chance (pq qdo teve o Juan estava voando na lateral,só teve o prazer de jogar os jgs que o Juan desfalcava por cartões/lesões)Fierro – merece mais oportunidades EM SUA POSIÇÃO DE ORGIEM,não de carta coringa como é ultilizado no Fla.Dos jovens(promessas) são poucos que serão ultilizados,até pq o time tem um bom elenco(no papel) e eles precisam de experiência para não ser queimados com a Nação.@LausUrubuzinhu

  3. @nacao_flamengo says :

    Olha, acho que o que está pesando mais no Flamengo atualmente, é a idade. Pet, Angelim e cia, estao começando a render menos que o esperado para o seu nivel, entao acho que a reformulaçao, deveria ser nesses jogadores de idade avançada(de 33 pra cima), com exeçao de L.Moura que ta voando em campo. Acho que as contrataçoes para a temporada de 2011, deveriam ser focadas na velocidade e agilidade, para nao frear os contra-ataques jogadores como Montillo, Conca, R10 Ibson e cia, poderiam fazer total diferença. Mas acho que um jogador mais velho, com mais experiencia, pode fazer diferença num jogo ganho, para cadenciar e dar qualidade ao passe, como Pet, mas nao para começar a partida.Vamos ver o que a diretoria fará para a proxima temporada. É isso.@Nacao_Flamengo

  4. Anonymous says :

    Tem q trocar o time inteiro mandar embora todos esses ruins do caralho !!

  5. Flacó says :

    Devem sair todos os " amadores " e " políticos " que estão lá sequestrando o Futebol do Flamengo. Todos que são contra a modernização do estatuto do Clube que permita a transformação do Futebol num modelo profissional de gestão!Quem AMA o Flamengo com Paixão deve torcer nas Arquibancadas e com Razão DEVE cobrar gestão e profissionalismo fora delas!

  6. TORCIDA FLAMANOLOS says :

    Concordo com o Zeca em partes..Mas é normal e sem surpresas. Só gostaria de comentar sobre o a Cida disse.Angelim ficou marcado na história do Flamengo, mas o melhor pra ele é se aposentar como reserva do clube? Acho que não..Pro bem dele, acho que ele deveria voltar pra Fortaleza e ser recebido com festa e ser tratado como craque, assim como ele merece. Claro que só tenho agradecimentos ao Angelim, mas o melhor pra ele, é sair do Flamengo (creio eu).@RenatoCroce (Alexi Lalas)

  7. JEFF says :

    Bem, preferências cada um terá sua. O importante é pensar nas posições. As mais carentes são: lateral esquerda, atacante (de área, o antigo centro-avante) e meia-armador (o camisa 10 que a Cida falou).Dos júniores merecem chance: o Egídio e o Camacho.Assim, que acabar o campeonato também deverei abordar melhor este assunto lá no meu http://igrejaflamengo.blogspot.comFLAmém, irmão!@IgrejaFlamengo

  8. Zeca Urubu says :

    Agradeço a todos os comentários, que é sempre bom trocar idéias de como está sendo levado a transição da base para o profissional. Pois nesta última decada não revelamos a metade do que fizemos nos anos 90 (nem preciso falar do resto). Será a geração que é fraca ou a gestão. Só para saberem, talento se tem na gávea, o Vander acima citado é o inventor do drible, lambreta ao contrário, que que ele executa o drible de costas para o adversário. Ou seja talento temos, mas o aproveitamendo deles é que está errado. Tirando Adriano, Ibson, Renato Augusto e Felipe Melo que podemos dizer de talentos revelados nessa década! É muito pouco!Mais uma vez, grato a todos! Cida Gomes, Laus, Flamanolos, Flaco, Jeff, Nação_Flamengo e o Anônimo que não se identificou, muito obrigado pelos comentários. E aos leitores (entre eles o Vítor Saba), estou grato pela leitura!SRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: