A nossa história, 115 anos de Flamengo!

    Foi fundado em 17 de novembro de 1895, no casarão de Nestor de Barros, número 22, da Praia do Flamengo, o Grupo de Regatas do Flamengo, uma idéia de sete rapazes moradores do bairro do Flamengo. Em uma reunião, acordaram que a data oficial seria a de 15 de novembro, para que fosse sempre feriado no aniversário Rubro-Negro. Também foram decididas as primeiras cores oficiais: azul e ouro, em largas listras horizontais.
    Na época, o esporte mais popular era o remo, o futebol não recebia tanto entusiasmo dos cariocas. O Grupo de Regatas do Flamengo cresceu rapidamente, e em 1902 virou Clube de Regatas do Flamengo.
    A primeira diretoria era composta por: Domingos Marques de Azevedo, presidente; Francisco Lucci Colás, vice-presidente; Nestor de Barros, secretário; Felisberto Cardoso Laport, tesoureiro.
    Apenas em 1911 chegava o futebol na Gávea. O Fluminense era o principal time no Rio, mas houve uma briga e 10 dos 11 titulares vieram para o Flamengo, que criou o Departamento de Esportes Terrestres.
    Na primeira partida de sua história gloriosa no futebol, o Flamengo goleou o Mangueira por 16 x 2, em 03 de maio de 1912, essa é ainda a maior goleada do clube até os dias de hoje. O primeiro gol foi marcado por Gustavo Adolpho de Carvalho, ele também fez outros 3 nesse jogo. 2 anos depois veio o primeiro título estadual, em um empate contra o São Cristóvão por 4 x 4.
    No Campeonato Carioca de 1944, em uma final contra o Vasco, o Flamengo se sagrou tricampeão pela primeira vez. Ao todo foram 5 tricampeonatos estaduais. Ao conquistar o Carioca de 2009, o Flamengo passou o Fluminense em número de títulos regionais, com 31 taças, tornando-se então hegemônico.
    Em 15 de novembro de 1920, o Hino Oficial do Flamengo foi cantado pela primeira vez, em um jogo disputado no Estádio Rua Paysandu, contra o Palmeiras-RJ, que terminou empatado em 1 x 1. Esse foi o primeiro estádio que o Flamengo teve mando de jogo, jogando de 1915 à 1932.
    O Hino Popular do Flamengo foi composto por Lamartine Babo e é mais conhecido que o Hino Oficial, não há no mundo quem não conheça o refrão “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo”.
    O Hino Oficial foi escrito por Paulo Magalhães, ex-goleiro do clube, em 1920 e gravado em 1932, pelo cantor Castro Barbosa.
    O primeiro ídolo Rubro-Negro foi Alberto Bougerth, que remou pelo Flamengo em 1906, mas também jogava futebol. Foi campeão estadual em 1914 e, em 1927, foi eleito presidente da Nação Rubro-Negra.
    O primeiro técnico foi Ramon Platero, uruguaio que comandou o time em 1921. Antes o Flamengo era dirigido por uma comissão técnica. Falando em Uruguai, foi lá o primeiro jogo do Flamengo fora do Brasil, em 1933 contra o Peñarol. Vitória Rubro-Negra por 3 x 2, com dois gols de Gradim e um de Roberto.
    Mas no primeiro jogo internacional do Flamengo no Brasil, disputado em 10 de maio de 1917, o Flamengo não saiu vencedor. O adversário era o Sportivo Barracas da Argentina e o placar foi 1 x 1.
    Miguel Arcanjo Coutinho esteve no primeiro time de futebol do Flamengo, e foi o primeiro jogador do clube a ser chamado para a Seleção Brasileira. O primeiro Flamenguista a fazer um gol pela Seleção foi Candiota, em 1921, em um jogo contra o Paraguai.
    O título de “Mais querido do Brasil” surgiu após a conquista da Copa Salutaris em 1927, torneio criado para indicar o time mais popular do país.
    O primeiro mascote foi o marinheiro Popeye, na década de 40. Foi uma idéia do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no marinheiro, além da sua relação com o mar, a força e a determinação do Flamengo.
    O urubu virou mascote a partir de 1969, em um jogo contra o Vasco. Um jogador do Fla levou um urubu com uma bandeira presa à garra e o soltou no campo. A torcida foi ao delírio e começou a gritar: “É urubu!”. O grande cartunista Henfil, teve grande participação no processo de popularização do urubu como mascote, o humanizando nas suas charges esportivas em jornais e revistas. Em 2000, o urubu ganhou desenho oficial e um nome: Samuca.
    Os primeiros uniformes, nas cores azul e ouro, eram importados da Inglaterra. Devido à ação do sol e do mar, eles desbotavam, este foi um dos motivos para mudar as cores para vermelho e preto.
    Veio então o Papagaio Vintém, que tinha esse nome porque parecia uma pipa muito popular na época. Era composto de quatro quadrados, dois pretos e dois vermelhos alternados. Deixou de ser usado em 1913.
    O Flamengo passou a vestir a Cobra Coral, camisa listrada de vermelho e preto com frisos brancos entre as listras. Deixou de ser usado em 1916, por se assemelhar à bandeira da Alemanha, que em período de guerra era proibido manter. A partir daí, sob protestos dos remadores do clube, o futebol adotou o manto Rubro-Negro.
    O Flamengo foi o primeiro clube no Brasil a usar o segundo uniforme. Criado em 1968, o uniforme branco foi criado para ser usado em jogos noturnos.
    Também foi o primeiro clube no Brasil a estampar o emblema de um patrocínio em seu uniforme. Foi em 1984 que iniciou a parceria com a Petrobrás, terminada em 2008. Foi também o mais longo patrocínio do futebol no país.
    Em 1995, ano do centenário do Flamengo, foi lançada a camisa comemorativa, que mesclava as primeiras cores do clube, azul e ouro, com as cores atuais.
    Nas Olimpíadas o Flamengo também marca sua presença. Das 28 edições olímpicas da era moderna, em 18 estiveram presentes 127 atletas Rubro-Negros, que conquistaram 19 medalhas.
    O esporte que deu mais títulos ao Flamengo foi o basquete, mais até que o futebol.
   O Flamengo foi o primeiro clube a ter uma loja temática. Há mais de 25 anos, a Fla Boutique está localizada na sede da Gávea.
    Em 11 de outubro de 1942, foi fundada a Charanga Rubro-Negra, a primeira torcida organizada do Brasil, criada por Jaime de Carvalho. Dela, nasceram outras, como a Torcida Jovem do Flamengo.
    Em 28 de outubro de 1956, o Flamengo foi responsável pela maior goleada da história do Maracanã, vencendo o São Cristóvão por 12 x 2.
    Em 1969 foi registrada a maior média de público do Flamengo no Maracanã, 61.157 torcedores em 31 jogos. A segunda maior média é de 1982, com 57.156 torcedores por partida, em 30 jogos.
    Flávio Costa foi o técnico que mais comandou o Flamengo, em mais de 700 partidas, com mais de 400 vitórias, conquistando 7 títulos oficiais. Também foi o primeiro treinador que já havia jogado pelo time.
Principais Títulos do Flamengo:
1 Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais em 1997, invicto.
1 Torneio Rio-São Paulo em 1961.
1 Copa dos Campeões em 2001.
18 Taças Guanabara, 31 Campeonatos Cariocas.
2 Copas do Brasil: em 1990, conquistando de forma invicta, e 2006.
1 Copa Ouro Sul-Americana em 1996.
6 Campeonatos Brasileiros: 80,82,83,87,92 e 2009.
1 Copa Mercosul em 1999.
1 Libertadores da América em 1981.
1 Mundial Interclubes: 1981.
Jogadores que mais vestiram a camisa do clube:
Júnior: 874 jogos
Zico: 731 jogos
Adílio: 616 jogos
Jordan: 608 jogos
Andrade: 569 jogos
Maiores artilheiros:
Zico: 508 gols
Dida: 264 gols
Henrique: 216 gols
Romário e Pirilo: 204 gols cada
    Zico é o maior ídolo da história do maior clube do mundo. Marcando 508 gols em 731 jogos, foi 6 vezes campeão estadual, 4 vezes campeão brasileiro, campeão da Libertadores e Mundial.
    Comandou o time dos sonhos da década de 80, que contava com craques como Raul, Júnior, Leandro, Mozer, Andrade, Adílio, Tita, Lico e Nunes.
    O Flamengo tem a maior torcida do Mundo, e eu faço parte dela!
    Parabéns Flamengo! E obrigado por existir, 35 milhões de corações Rubro-Negros agradecem. Parabéns pelos mágicos 115 anos de existência.
  • Esse foi um trabalho grande de pesquisa em livros, revistas, jornais, sites, etc.
  • A história do Flamengo é muito grande, obviamente muita coisa ficou de fora.
  • Fatos relativos à Copa Salutaris e o surgimento do urubu como mascote podem não estar exatamente retratados, já que há muito folclore envolvendo esses dois eventos.
SRN
Luã Milanês – @luamCRFph
Sou Rubro Negro – www.sourubronegro.com.br
Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

13 responses to “A nossa história, 115 anos de Flamengo!”

  1. Zeca Urubu says :

    Parabéns ao Flamengo, desejo menos patrícia amorim no próximo ano!

  2. ArtCapella says :

    Feliz aniversário Mengao! Que em 2011 possamos comemorar de verdade, ja se preparando para gestao Zico a partir do fim de 2012, e se preparando para separar a gestao do futebol do resto, para nao termos mais tantos presidentes amadores

  3. Andre Virgilio dos Anjos Lima says :

    Salve a nossa Nação Rubro Negra, Parabens Mengão pelos seus 115 anos de histórias, glórias.

  4. aritana_supremo says :

    Parabéns luã, este texto que vc fez conta várias histórias do Flamengo, o maior time do mundo que nos traz várias felicidades e glórias ! Parabéns tbm ao Flamengo 115 anos de felicidades aos rubro-negros ! // Só uma coisa: Meu pai, flamenguista fanático, disse que o rótulo de "mais querido do brasil" foi dado ao fla depois de uma eleição feita na época, mas não sei qual é a verdadeira história. SRN ! @Araithan_CRF

  5. -' yngriiD * says :

    PARABÉNS MEU MENGÃO ♥@Yngrid_CRF

  6. £eninha says :

    Perfeito Luã,temos mais é que comemorar e (bebemorar) kkkk esta data que é a mais importante da história do nosso País.#Flamengo115anosSRN@leninha_lenaRj

  7. £dRi@ says :

    Revirando o baú…uahauhuah… Muito bom o texto! Nosso Mengão tem uma história lindaa e que merece muito respeito! Mas infelizmente,ainda existem pessoas no clube que não entenderam isso!De qualquer forma…Parabéns meu glorioso Flamengo..Ganhando ou não,serás meu emor eterno! 😉 #SRN!

  8. Nyltynho says :

    Belo levantamento de dados! Parabéns pelo texto, que narra algumashistórias e conquistas do Fla!Parabéns Luã, e para todos os rubro-negros!AbsSRN@NyltynhoCrf

  9. @cidagomes says :

    Parabéns Luã, por mesmo sendo tão jovem, ja saber distinguir os motivos que fazem o CRF este Gigante pelo qual torcemos em qq situação, e principalmente, pelo qual devotamos amor imensurável…tendo como retorno a alegria suprema de sermos infinitamente superiores aos nossos destratores.Isso mesmo, o FLAMENGO não tem rivais e adversários, ele tem destratores, pq é assim q agem os infelizes e inferiores, que ao nada terem de argumentos esportivos (por perderem em todos os tópicos de discussões coerentes), partem pra agressões à massa rubro-negra e suas origens e posições socio-economicas….esquecendo, ou fazendo uso de suas habituais ignorância e inaptidão intelectual,que o Flamengo possui maioria absoluta de torcida em todas as camadas sociais desta pirâmide chamada BRASILParabéns #Flamengo115anosSRN

  10. DANIEL says :

    Uma história lotada de glorias… PARABÉNS FLAMENGO 115 ANOS!

  11. @bru_mengo says :

    Nossa, tem muita coisa aí que eu não sabiiia rs Texto perfeito Luã! Mengão é MUITA cultura!!! Espero viver muitos e muitos anos pra viver intensamente essa alegria de ser flamenguista!!! TE AMO MEU MENGÃÃÃO!

  12. Jefferson Freire says :

    Excelente pesquisa! muito bom o testo. Só uma observação, acho que o jogo que o urubu foi lançado foi contra o botafogo. Parabéns pela pesquisa e parabéns ao Flamengo.SRN

  13. Felipe Godinho says :

    Show o texto luã!muito bom!SRN@godinhofelipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: