Flamengo 115 anos:Não é momento de desistir!

Salve Nação Rubro Negra!

Hoje nosso maior amor completa 115 anos de glórias.115 anos de paixão.

Não é exatamente o momento ideal para se festejar alguma coisa,já que estamos vindo de uma derrota humilhante para o Atlético MG por 4 a 1,e vivendo sobre a ameaça de um rebaixamento.

Mas hoje é dia para se esquecer tudo isso,todos os problemas que vivemos esse ano,e somente festejar e agradecer a oportunidade de fazer parte da maior Nação do mundo!

E se o momento não é bom,basta olharmos para o passado,nossas incontáveis glórias conquistada a base de suor,de lágrimas e sangue de incontáveis guerreiros que sempre honraram o manto,seja em qual esporte for.

Quem diria que após um acidente com uma embarcação chamada “Pherusa”,jovens remadores teriam a idéia de fundar um grupo,o Grupo de Regatas Flamengo,tendo como sua primeira sede uma garagem na antiga Avenida Beira Mar número 22,tendo como vizinhos uma associação de moços e jovens freiras de um colégio cristão,que escandalizadas com o fato de os jovens remadores comemorarem suas vitórias nas regatas nus,se mudaram e deixaram livre o local para ser nossa primeira sede.

Em 1911,um esporte britãnico ja chamava a atenção de todos na cidade e o Flamengo não poderia ficar de fora.Nascia ali o departamento de esportes terrestres do Rubro Negro,comandado por Alberto Borgerth,vindo descontente do Fluminense,junto com outros 8 jogadores.Nascia ali o time do povo,que treinava num campinho da prefeitura na Rua do Russel,aceitando que as crianças participassem dos treinos como gandulas.

Logo no primeiro jogo,nascia a mística Rubro Negra no “football”,como era chamado na época,numa super goleada por 16 a 2 no Mangueira,time de uma fábrica de chapéus.

E nunca mais o Mengão iria parar de dar chapéus nos adversários,acumulando glórias e títulos,como o tri em 1944,com um gol do experiente argentino Valido,que largou sua aposentadoria dos gramados e foi ser o principal responsável pela conquista,tendo jogado com febre a decisão contra o Vasco,marcando o gol do título no finalzinho do jogo.

Chegava então a “Era Maracanã”,com Dida,o ídolo de Zico,levando o Mais Querido a ser temido pelos adversários.

Mas era no fim da década de 70 que estariam reservadas as maiores glórias do Flamengo.Foi quando Márcio Braga,comandante da FAF (Frente Ampla Pelo Flamengo),resolve dar chance aos pratas da casa depois de uma goleada sofrida num jogo contra o Grêmio.Era uma decisão que formaria ali nosso maior time da história,com 8 jogadores formados na base,e mais 3 jogadores experientes vindos de outros clubes para somar.

Aquele esquadrão,uma verdadeira máquina de colecionar vitórias,ganharia 3 brasileiros,1 libertadores,conquistada no campo e na porrada,e depois 1 mundial,simplesmente triturando o atual campeão europeu,um time cheio de arrogãncia que teve a ousadia de desmerecer a gente,mas que saiu de campo sem ver a cor da bola….

Zico então partiu para a itália,mas retornou a tempo de ser mais uma vez campeão brasileiro em 87,tendo novos companheiros a seu lado,num verdadeiro timaço.

Em 1989,um baque para todos os Rubro Negros:Zico decidia se aposentar do futebol e deixaria toda uma Nação órfã.Muitos pensavam “o que será do meu Flamengo sem Zico?”.

Mas como o Manto e nossa torcida sempre jogaram juntos,vieram uma copa do Brasil em 90,um carioca em 91 e em 92 mais um título brasileiro,todos eles comandados pelo Vovô-garoto Júnior,um verdadeiro maestro que saiu da lateral esquerda para dar aulas de futebol no meio campo.

</a

Passaríamos então por momentos ruins,mas mesmo assim sempre com títulos,como a Mercosul de 99 e o tri-campeonato carioca entre 99 e 2001,todos vencidos contra o Vasco,e sempre tendo o adversário como favoritos.Foi na final de 2001 inclusive que vimos mais um milagre do Manto Sagrado Rubro Negro,com o “milagre de Petkovic”,um golaço de falta aos 43 minutos do segundo tempo.

Depois de passar alguns campeonatos sem brilho,lutando para não cair,veio então em 2006 o bi da copa do brasil,título que colocaria o Flamengo na libertadores novamente.

Era o início de mais uma fase vencedora,que passou por mais um tri-campeonato carioca em 2007,2008 e 2009 e se encerraria com o Hexa-campeonato brasileiro,comandado por um filho da Gávea,o Imperador Adriano,que retornava a sua verdadeira casa para reencontrar a felicidade,e por um Petkovic em fim de carreira,querendo mostrar a todos que desconfiavam de sua capacidade,que ainda era possível brilhar com a camisa do Mengão.

2010 começou cheio de esperanças e expectativas,e não foi o que esperávamos,mas não é momento de desistir agora,e sim apoiar nosso clube,pouco se importando em quem está o comandando e vestindo nosso Manto Sagrado,e sim se importando com nosso verdadeiro amor,o CLUBE DE REGATAS FLAMENGO!

Que o próximo aniversário do Mengão,em 15 de novembro de 2011,centenário de nosso futebol,seja comemorado com muito mais alegria e o melhor,com títulos!

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!

Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

4 responses to “Flamengo 115 anos:Não é momento de desistir!”

  1. Nyltynho says :

    Tomara que nossa situação melhore.Mas é isso, temos que comemorar, apesar do momento!Belo texto, com grande acervode fotos históricas, grande estréia! :)@NyltynhoCrf

  2. Luã C.R.F says :

    Texto sensacional, muito dinâmico e informativo.Que história linda tem o Flamengo, o maior em tudo.115 anos atrás, nascia o motivo de nossas vidas!Te amo Flamengo!SRN

  3. Renee C. Marques @reneemcj says :

    Felipe, Espetacular o seu texto com conteudo e rápido … Parabéns para você pelo texto, por ser Flamengo, pela sua estreia aqui no FlaBlog e Parabéns a todos nós hoje ….. #FLAMENGO115ANOS Grande abraço meu Amigo …@Reneemcj

  4. Dani Souto says :

    Lindo resumo Godinho!Parabens pela estréia!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: