20 de Novembro: Dia da Consciência Rubro-Negra

O Dia da Consciência Negra teve uma noite mágica!

Não, não estou fazendo nenhuma referência às estréias cinematográficas do final de semana, e ainda menos ao futebol limitado e pouco criativo que vimos em campo ontem, na “decisão” entre Flamengo e Guarani. Me refiro ao conjunto da obra, que levou flamenguistas do mundo inteiro das lágrimas à total euforia em 90 minutos, enlouquecendo aqueles que mal tinham unhas para roer ao final da partida. Vejam…
A esperança era cabalística. No caminho contra o rebaixamento, o Flamengo dependia invariavelmente dos 43 pontos somados. Sim, 43, o número místico que envolve um ídolo rubro-negro nos últimos anos. Pet havia marcado 43 gols usando o Manto Sagrado em sua primeira passagem pelo clube, incluindo o gol decisivo do tetratri (4+3) aos 43 minutos do jogo contra o Bacalhau. Relembrando também o Hexa, cabe comentar que a taça conquistada foi marcada como a de número 43 na história história do clube. Sob muitos aspectos, o número 43 representa momentos de redenção flamenguista. Ontem não foi diferente. Diogo, atual detentor da camisa 43 e que considerava o jogo contra o Guarani o mais decisivo de sua carreira, teve boa atuação e foi fundamental (apesar de contar mais com a sorte que com mérito próprio) no gol da vitória.
A Nação foi religiosa. A fé inabalável de 35 milhões de rubro-negros empurrou aproximadamente 40 mil de seus representantes para dentro do mal-falado Vazião, que não por acaso, ontem teve seu apelido revisto pela maior torcida do mundo. No estádio que em 2010 mais recebeu jogos e público, ontem somou-se o recorde de público flamenguista com seus aproximados 35 mil pagantes. Casa cheia, com cara de Maracanã pela primeira vez na história, o Vazião camuflou-se de Urubuzão e tremeu para cima do adversário. Ontem a Nação gritou e cantou, pulou e incentivou, vaiou e aplaudiu, sufocando o Guarani em sua situação desesperada. Festejaram com fervor pela primeira vez em 2010. Juan, Angelim, Pet e Luxa agradeceram e parabenizaram os presentes, que reverenciaram e foram reverenciados por Renato Abreu logo após o apito final, ainda em campo.
O elenco foi heróico. A partida não foi das melhores, e não vou entrar nos méritos tático e técnico porque os acho indiferentes à essa altura, mas a equipe cumpriu o prometido ao se entregar com raça e amor durante os 90 minutos. Vimos inúmeras limitações ofensivas e defensivas de ambas as partes, mas não se pode duvidar do empenho extremo mesmo com atuações falhads de Juan, Kléberson, Lomba e outros. A equipe não se entregou, apesar de se acomodar no segundo tempo. Foi guerreira sempre. Liderada por Renato e Diego Maurício que brilharam em situações pontuais, conquistou os tão desejados três pontos e suave alívio na caótica reta final da campanha do Brasileirão 2010.
O resultado foi emocionante. Foram horas de tensão e ansiedade antes do jogo começar. Explosão de alegria com a belíssima cobrança colocada na gaveta logo aos dois minutos, e sofrimento intenso quando Lomba aceitou o gol olímpico de Baiano. Gritos de alívio em sintonia com os do garoto Diego Maurício após fuzilar a meta adversária. Comemoração sincera como a de Luxa instantes antes do apito final. Seria diferente caso o placar da vitória fosse mais elástico? Tenho certeza absoluta que a torcida que lotou o Engenhão não estava ligando a mínima. Queria apenas o apito final e os três pontos preciosos para um fim de ano sem chororô.
E o saldo final? Foi… Flamengo. Seguimos testando e comprovando a teoria de que “gigante é incaível”, agora com menor pesar sobre ombros e coração. Não é fácil para uma Nação tão mal-acostumada a ganhar títulos ter que se contentar com o “não-rebaixamento”, mas ontem foi esse dia. O Dia da Consciência Rubro-Negra.
Eu sigo acreditando, sempre. E vamo que vamo.
#SRN

Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: