Os erros de 2010 – Um ano pra se esquecer


Salve Nação Rubro Negra!
Após o término do brasileiro, resolvi listar alguns erros da atual administração do clube, que talvez expliquem nosso fracasso em campo nesse ano.
Espero que curtam o texto!

-Pré-temporada mal feita
Jogadores liberados para curtirem mais dias de férias, como Petkovic,Adriano passou parte dos treinos sem calçar as chuteiras devido a bolha no pé, demora na renovação de Angelim, que só acabou acertando nos ultimos dias de preparação para a estréia do carioca, demora na contratação de Vagner Love, que acabou se apresentando depois da pré temporada.

-Regalias aos principais jogadores (Adriano e Vagner Love)
Patricia Amorim delegou poderes a Marcos Braz, remanescente da antiga diretoria, e o diretor decidiu dar regalias aos dois principais jogadores do elenco, provocando reclamações dos demais jogadores e vendo o clube envolvido nas páginas policiais,nos casos de Adriano na Vila Cruzeiro,em companhias suspeitas, e tambem em uma briga com sua namorada,aonde estavam vários jogadores,e no caso de Vagner Love em companhia de traficantes na Rocinha.

-Liberar jogadores para curtir o carnaval
Talvez esteja aí o principal ponto para nossa campanha fraca no estadual.Andrade e diretoria decidiram liberar os jogadores para a folia,enquanto o Botafogo,que estava em crise e tecnicamente inferior, preferiu se preparar para o jogo.Nos dias que antecederam a partida,Patricia soltou uma pérola “enquanto as bolas estiverem entrando,ta tudo bem”.O resultado disso todos sabem, Flamengo eliminado na semi-final da Taça GB por 2 a 1.

-Demissão de Marcos Braz
Não digo que foi um erro a demissão em si,mas sim ter continuado com ele, já que não era da chapa dela, não era participante do projeto de administração dela,mas contava com a simpatia dos principais jogadores, que reclamaram muito de sua demissão,outro ponto que prejudicou o Flamengo.

-Demora em definir a situação de Andrade
O treinador já não contava com a simpatia das lideranças do elenco, ja havia perdido o estadual e estava mal na libertadores, mesmo assim Patricia Amorim decidiu mante-lo até o jogo contra o Caracas pela libertadores.Resultado:vitória sofrida por 3 a 2,classificação em risco e torcida descontente.

-Colocar Rogério Lourenço para dirigir o time contra o Corinthians
Após demorar na demissão de Andrade, Patricia resolve tirar um “coelho da cartola” ao colocar o técnico dos juniores Rogério Lourenço, a princípio como interino,numa tentativa parecida com a qual Delair fez com Andrade no titulo de 2009, ao colocar um prata da casa como comandante da equipe.Decisão que ganhou efeito depois que o treinador eliminou o Corinthians,melhor equipe da primeira fase,no critério do gol fora de casa.

-Efetivar Rogério Lourenço
Era provado pelas atuações do time que manter Rogério Lourenço por muito tempo não daria certo.Mas nossa presidente insistiu,e mesmo com um mes de parada para a copa,preferiu manter o interino e efetivá-lo, mesmo com a pressão da torcida por um treinador mais experiente.

-Planejamento mal feito durante a parada para a copa
Um mês.Esse era o tempo que a diretoria teve para se preparar, contratar e trazer um técnico mais experiente para um clube da grandeza do Flamengo.Unico ponto positivo foi a contratação de Zico como gerente de futebol, mas que depois seria engolido pela própria pessoa que o contratou.Alem disso, Zico só pôde assumir o cargo depois da copa,pois ja tinha assumido outros compromissos antes de acertar com o Flamengo.

-Contratar Zico sem lhe dar plena autonomia sobre o controle do futebol Rubro Negro
Patricia conseguiu o que vários presidentes tentaram e não conseguiram, e realizou o sonho de todo Rubro Negro:trouxe nosso maior ídolo de volta, lhe entregando o controle do futebol, que desde a demissão de Marcos Braz era dividido pela própria Patrícia e Hélio Ferraz.Seria um sucesso, não fosse a omissão de nossa presidente, que não deu plena autonomia ao galinho,que prejudicado pelo arcaico estatuto do clube, era subordinado por dirigentes amadores,mesmo sendo um dirigente profissional, algo impensável para um clube de futebol nos dias de hoje.

-Demora nas contratações
Com as perdas de Adriano,que decidiu voltar para a europa e acabou acertando com a Roma, e Vagner Love, que não teve seu empréstimo renovado,a diretoria,já com Zico,não obteve sucesso em algumas negociações, algumas delas negadas e segundo eles apenas especulações ou cavadas, não conseguiu repor as perdas com qualidade e se viu refem de jogadores como Borja, Correa, Val Baiano,Marquinhos e etc.

-Desespero e dinheiro mal gasto nas contratações de Diogo e Deivi]
A janela de transferências estava chegando ao fim,e nada da diretoria repor com qualidade as perdas,apostas como Borja,Leandro Amaral e Val Baiano se mostraram erradas, e assim,n o ultimo dia para contratações, foram anunciados dois nomes para o ataque:Deivid e Diogo.Juntos, os dois custariam mais de 900 mil por mês ao clube, mais do que era gasto com Adriano e Vágner Love.E por que era um risco tomar tal atitude?Simples,Deivid estava há mais de um ano sem jogar, devido a contusão no joelho,com 31 anos, idade em que o jogador dificilmente rende lucros ao clube em possivel transferência no futuro, e com alta rescisão que foi paga ao fenerbahçe.Já Diogo,mesmo tendo feito excelente passagem pela Portuguesa em 2008,estava na reserva do Olimpiakos, e sabidamente, o futebol grego não está nem perto dos principais campeonatos europeus.

-Demora em demitir Rogériu Lourenço
O Flamengo,após a copa,conseguiu duas importantes vitórias,contra Botafogo e Atlético-Go, chegando a ocupar o G4, mas depois disso,só decepções, pontos perdidos em casa, pressão da torcida, mesmo isso tudo não foi motivo para a diretoria cogitar trocar de treinador.Até que um empate contra o ameaçado (na época) Atlético Mineiro e o protesto dos torcedores,a diretoria decidiu demitir o treinador,mas já estávamos no fim do primeiro turno e ja sabíamos que nossa luta seria pela permanência na série A.

-O caso Bruno
Tudo bem que isso não tem a ver com a diretoria,mas algumas declarações de Patricia sobre o caso, praticamente condenando o jogador, e a postura de deixa-lo continuar treinando mesmo com a polêmica ja instaurada,foram erros da diretoria no caso.

-Contratação de Silas
Ao demitir Rogério Loureno, a expectativa era de contratar um técnico mais experiente, com mais pulso para livrar o Flamengo da situação dificil que se encontrava no brasileirão.Contrariando as expectativas,a diretoria acertou com Silas,que tinha feito péssima campanha com o Grêmio, colocando o time gaúcho no Z4.Não seria diferente no Flamengo, o treinador conseguiu apenas uma vitória em dez jogos,sendo demitido após a partida contra o Botafogo, dois dias após o pedido de demissão de Zico.

-Aceitar a demissão de Zico sem tentar demovê-lo da idéia
Pressão interna de dirigentes da oposição, falta de apoio da presidente, denúncias contra sua figura e sua familia, sobre a parceria com o CFZ, tudo isso foi determinante para que Zico pedisse demissão em uma mensagem pelo celular.E o que fez nossa presidente?Nada, apenas aceitou o pedido de demissão dizendo que nada podia fazer e não tentou nem ao menos convencer o galinho a mudar de idéia, fazendo com que a torcida organizasse um protesto em frente a sede contra capitão léo.

-Aceitar pressão de diretores e conselheiros
Ta certo que um clube não se faz apenas da figura da presidente,mas sim junto de diretores e conselheiros, junto tambem com os sócios,mas aceitar pressão interna de todos os lados,sem tomar uma atitude firme, não se posicionar nas questões do clube é uma atitude de alguem despreparado para o cargo.

-Se omitir nas denuncias do capitão léo
Não tomar um posicionamento durantes as denuncias do presidente do conselho do clube,e ainda dizer que ele estava fazendo o certo,posição totalmente contrária a uma presidente de clube.

-Despreparo para gerir um clube de futebol
Ao assumir o cargo,Patricia afirmou não entender nada de futebol, mas que colocaria pessoas capacitadas para isso,inclusive uma figura profissional de gestão.O que se viu foram velhos nomes conheci dos da torcida com plenos poderes, como Hélio Ferraz e Veloso.

-Otimismo falso em situações de crise
Sempre que o clube atravessava uma crise,Patricia vinha com declarações otimistas, de que tudo iria passar,que era apenas uma fase ruim que o clube precisava passar para progredir, e o que foi visto foi justamente o contrário.

-Demora para o início das obras do CT
Talvez a pricipal plataforma política de Patrícia nas eleições tenha sido aa tão sonhada finalização das obras do CT.COm vários prazos que acabaram sendo adiados,até hoje,dia 07/12/2010 as obras estão em um processo embrionário.

-Não usar a parceria com a Olympikus para melhorar o elenco
O próprio diretor da empresa disse que ajudaria o clube em contratações,algo que acabou só sendo usado nas contratações de Deivid e Diogo.

-Não explorar a força da Nação com planos de marketing
Como um clube com 35 milhões de torcedores conhece arrecadar tão pouco em produtos licensiados?Talvez a falta de competência do departamento de marketing explique isso.

-Usar velhas atitudes de presidentes anteriores para esfriar a torcida
Construção do CT,construção do estádio,contratações de impacto,todo mundo já ouviu isso de presidentes anteriores né?E ouviu novamente esse ano.

-Delegar plenos poderes a vanderlei Luxemburgo
Não acho que seja função do treinador negociar com empresários as contratações,os contratos de renovação com os jogadores,ter plenos poderes sobre quem será dispensando,e sim apenas indicar o caminho que ele quer seguir para o próximo.Mais uma bola fora da Patricia.

Bom Nação,peço desculpas pelo texto ter ficado muito grande,mas era necessário mostrar alguns erros da atual diretoria para refletirmos um pouco sobre nosso ano.
Só nos resta torcer para que a lição tenha sido aprendida.
Que venha 2011!

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS.

Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

3 responses to “Os erros de 2010 – Um ano pra se esquecer”

  1. @cidagomes says :

    Acho que faltou SO um comentário: ELA TER NASCIDO!A culpa não é dela e sim dos pais da moça, por terem parido esta coisa!O q mais acho engraçado é ela alegar q a diretoria anterior fez contratos com jogadores chaves do elenco, terminando no meio do ano. Pq q qdo assumiu o clube ja não interviu nisso e buscou alternativas, com a devida antecedência….na boa essa diretoria (não dá pra eximir o resto,né)é ridículaParabéns pela análise perfeita do que foi isto q chamaram ano futebolístico! Em tempo quero dizer, que em toda a minha vida nunca vi uma reunião de jogadores, tão sem raça, disposição e vergonha na cara, como este deste ano, que emporcalhou o Manto Sagrado do CRF#SRN

  2. Zeca Urubu says :

    Felipe,Não acho que é um ano para ser esquecido, mas para se tirar ensinamentos para buscar não repeti-los. Porém não tenho visto esta postura na diretoria, e veja cada vez maior a chance de repetirmos este ano num futuro bem próximo… A Patrícia Amorim não sabe gerir o Flamengo, e tem completo pavor do futebol, então já sabe o que podemos esperar!SRN e tenhamos fé, que é o que nos sobra fazer!

  3. Dani Souto says :

    Voce resumiu muito bem todos os aspectos do ano de 2010 do Flamengo.Espero que eu 2011 não se repita 20% disso.BjsDani@danisouto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: