[BlogdoTabletBr][22-03-2012] ICS no Tranformer – O Blog do Tabletbr tem!

Diretamente do blog http://blogdotabletbr.com.br, para fins de arquivo.

“Pra quem não conhece o Vinicius Moizinho, confira os outros posts.

Agora o cara, além de mandar muito bem nos seus posts, escreveu sobre o Android ICS no seu Transformer.

Veja abaixo:

Greetings, programs!

What? Not programs?! Riiiight then…

Hoje estou aqui para falar a respeito da tão aguardada atualização de sistema do Tablet Asus Eee Pad Transformer, vulgo TF-101, irmão mais velho do recém-lançado Transformer Prime.

Como sabemos, o Prime foi o primeiro Tablet a ser disponibilizado no mercado já embarcando a nova sobremesa da Google, o aguardadíssimo Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Não satisfeita com a condição de pioneira, a Asus também foi a primeira empresa a disponibilizar o sistema para seus equipamentos que já estavam no mercado a meses, surpreendendo a todos. Inclusive usuários.

As atualizações via OTA (over the air) começaram a algumas semanas atrás, e felizmente tive a sorte de estar logo na primeira leva oferecida pela empresa. Coincidentemente a liberação aconteceu exatamente no dia em que resolvi reinstalar a versão stock (padrão) do sistema Android 3.2 Honeycomb (eu havia feito o root do sistema original para alterar arquivos referentes ao dongle wifi do tablet e conseguir ter acesso às redes ad-hoc criadas por celulares ao rotear internet 3G. O Honeycomb não oferecia suporte a esse tipo de rede, mas é um serviço nativo do ICS), portanto a atualização para o Ice Cream Sandwich aconteceu naturalmente, sem qualquer problema e em poucos minutos.

Mas vamos ao que realmente interessa: o novo sistema. É rápido,

Aproveita que você está aqui e fique sabendo em primeira mão news sobre Tablets. Siga-nos no Twitter: @Blogdotabletbr e curta no Facebook: Curta

muito rápido. E lindo. Muito. Pude observar que a Asus não cometeu a mesma heresia que as concorrentes habitualmente comentem ao empurrar para seus usuários versões customizadas do OS, cheias de skins diferentes e traquitanas completamente desnecessárias. As mudanças em relação ao original se restringiram aos papéis de parede da empresa, a alguns aplicativos de produtividade acrescentados, e nas barras de notificação e navegação da tela principal. É pouco, comparado ao que vemos nos produtos oferecidos pela Samsung, Sony e Motorola (para fins de comparação).
Características principais do Ice Cream Sandwich estão no aparelho e funcionam como um sonho. Organização de arquivos por pastas, menu de widgets, task killer, gerenciador de dados consumidos (totalizadores periódicos e por aplicativo), e até possibilidade de desativar as configurações personalizadas. Fantástico!

No tocante aos aplicativos, a Asus manteve os de sempre: MyLybrary, MyCloud, MyNet, Webstorage, gerenciador de arquivos, SuperNote e Backup. O Google+ está integrado a todo o sistema, como era de se esperar. E agora podemos contar com um app voltado para a segurança da informação chamado App Locker. Através dessa novidade é possível bloquear até com senha (opcional, claro) determinados aplicativos, tendo seu uso liberado de acordo com a vontade do usuário. Se você é daqueles que empresta o Tablet para os amigos mas não os quer fuçando seus arquivos, essa solução foi feita para você.

Na barra de notificações agora encontramos mais atalhos, todos direcionados a configurações básicas como acionamento do Bluetooth, GPS e busca de redes wifi. A função “deslize para fechar” está presente tanto aqui quanto no menu de aplicações recentemente abertas, tornando muito prático o gerenciamento dos seus apps em uso. Não bastando, também encontramos um widget de gerenciamento de tarefas, com a mesma função do task killer do sistema. Prático e rápido.

Funções multimídia também melhoraram bastante. O software foi otimizado para extrair ainda mais do hardware já existente, aparentemente melhorando notoriamente a experiência e qualidade da câmera (que agora também pode ser acessada diretamente da tela de destravamento, facilitando suas vidas quando uma foto rápida é necessária). Algumas novas opções foram acrescentadas, incluindo um novíssimo editor de imagens que funciona surpreendentemente bem. Um redutor de olhos vermelhos às vezes vai muito bem, concorda?

Os games que tinha instalado no Honeycomb também não tiveram problemas em rodar no ICS. Não perdi nada com a atualização, o que me deixou muito aliviado. Também notei que tanto os gráficos 3D quanto filmes mais pesados (MKV Full HD, por exemplo) estão rodando com muito mais leveza, sem travas ou engasgos, ao passo que o desempenho da bateria também melhorou. Combinação bem-vinda sempre.

Parece que pensaram ainda mais em você, pessoa que empresta seu Tablet. Agora você pode configurar perfis de acesso no equipamento, designando “administradores” assim como estamos acostumados a ver no Windows. Atribuir privilégios, bloquear uma coisinha aqui e outra ali. Limitar o acesso de terceiros que também utilizando seu brinquedinho com a devida autorização.

Bom, é isso. O sistema melhorou demais. A primeira versão apresentava alguns pequenos bugs que foram corrigidos com uma segunda atualização disponibilizada nessa última semana. Tudo está fluindo ainda melhor, acreditem.

Meu brinquedinho ganhou vida nova. Mesmo sem face unlocker (fica a dica).

Asus, valeu mesmo!

E você, já atualizou? O que está achando? Conta aí nos comentários!

Abraços, e até a próxima.

Vida Longa e Próspera. \\//,”

Anúncios

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: