[CFContabil][24-05-2013] Bons contadores, contatos ruins

Diretamente do blog http://cfcontabil.com/cf/,  para fins de arquivo.

Salve, salve prezados!

Passado quase um mês do conturbado período onde pessoas físicas correm contra o tempo para prestar contas ao não-tão-querido-assim leão de estimação do Fisco, volto abordando um tema interessante para reflexão.

Considere: determinados tipos de serviço demandam certo grau de qualificação para que sejam realizados. Alguns com maior nível de especialização, outros com menor. Em qualquer caso existe a exigência pelo conhecimento técnico a respeito do assunto que está sendo trabalhado.

O resultado final, na grande maioria das vezes, será disponibilizado para usuários com níveis de conhecimento diversos a respeito do assunto tratado. Até sem qualquer conhecimento, talvez.

Temos então um cenário onde existe informação gerada sob abordagem técnica que será interpretada e consumida por usuários com chances de serem leigos sobre o assunto a eles apresentado.

Fica a pergunta: o quanto uma situação como essa pode afetar o trabalho do prestador de serviço?

Reforçando a proposta de reflexão, deixo vocês com o excelente artigo da autora Dora Ramos, fundadora e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial, publicado na Revista INcorporativa em Maio deste ano.

Confira!

Bons contadores, contatos ruins

Por Dora Ramos

Trabalho há mais de vinte anos no ramo da contabilidade. Durante esse tempo já vi diversas situações envolvendo empresários, contadores e a conturbada relação que pode existir entre eles. Cheguei a uma conclusão esclarecedora quanto à principal origem dos conflitos e mal-entendidos entre os dois extremos dessa relação. Na maioria das vezes, vejo bons empresários, competentes e responsáveis na sua prestação de contas e contabilistas igualmente capacitados. Mas um problema sério pode surgir mesmo assim: funcionários sem capacitação ou treinamento para fazer a linha entre esses dois pontos.

Pessoas não familiarizadas com a área contábil podem se tornar um empecilho enorme. As informações essenciais para calcular o Imposto de Renda, por exemplo, podem não chegar completas ou a tempo. Prejudica-se o trabalho do contador, a prestações de contas da empresa e, conseqüentemente a própria companhia. Sem números bem calculados, o empresário corre o risco de receber multas desnecessárias ou até, em um caso extremo, de falir.

O curso de Ciências Contábeis dura, em média, quatro anos. Não podemos esperar que todo contato dentro da empresa seja um contador formado, mas o mínimo esperado é que ele tenha participado de cursos, treinamentos e palestras. Ainda que não tenha tido esse contato formal com os números, faz-se necessário um mínimo interesse de quem pretende trabalhar nessa área.

Matemática, Estatística e Direito são algumas das matérias estudadas pelos contabilistas na graduação, que esperam ser entendidos por seus interlocutores completamente ao se referirem a elas. Não podemos culpar o contador por um trabalho incompreendido, ainda que bem feito, pois a responsabilidade de um processo bem sucedido não é só dele.

Como resolver esse problema que, com o tempo, pode ficar cada vez mais sério e resultar em prejuízos enormes para a empresa? Invista na ponte que une contadores e funcionários. Pense que essa pessoa não é apenas um transmissor de informações, mas, também um processador dos dados. Um contato bem treinado, com experiência e conhecimento básicos em contabilidade, pode ser uma mão na roda para o gestor.

Anúncios

Tags:, ,

About @VMoizinho

By definition: Geek, arrogant, pretentious, selfish, annoying, non-social, tease, and in the opinion of many, gone... ...Apart from very humble, of course. 8-)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: